Josino Saraiva – História

Mineiro, nascido e criado na área rural de Curvelo, uma pequena cidade situada na região central do estado de Minas-gerais, Josino teve raízes simples e humilde, filho de agricultores trabalhou duro no campo durante toda a infância e juventude com seu país e irmãos, épocas difíceis porém que foram imprescindíveis para criar nele uma forte relação e compromisso com o trabalho. Já naquela época teve seu primeiro contato com o violão que seu pai tocava todo final de tarde, um Giannini 1967 paixão da família Saraiva, Josino já realizava pequenos reparos neste violão indicando uma possível habilidade com marcenaria. O tempo passou e em 1975 Josino partiu para São Paulo já com um objetivo profissional em mente, a ferramentaria mas que em meados do ano 1977 – auge da sua formação profissional – teve sua história mudada com o primeiro contato com a construção de uma guitarra, oportunidade gerada pela então gigante nacional Giannini, onde foi trabalhar como ajudante geral, designado para o setor de ajustes, decoração e acabamento – processos que é submetida a madeira após a usinagem para receber tratamento químico. Esse foi seu primeiro cargo na Giannini e o primeiro passo para uma sólida história no mundo das guitarras e contrabaixos elétricos.

Após alguns anos já havia conquistado seu lugar na gigante nacional ocupando o cargo de chefe de produção e qualidade dos instrumentos Giannini, tendo nessa época trabalhado diretamente no desenvolvimento de alguns modelos consagradas até hoje, como o modelo Pro line 2, o violão semi acústico e os instrumentos feitos sob encomenda na época por grandes músicos como a Giannini power signature (rosa branca) 2003 feita para o guitarrista Wander Taffo e também a guitarra craviola desenvolvida para o músico Frejat entre outros grandes músicos da época.

Trabalhou também na FINCH, no início dos anos 80, onde teve uma experiência maior com instrumentos feito sob medida “handmade”, lá desenvolveu braços, corpos, ferramentas e trabalhou com uma maior diversidade de madeiras e hardwares, principalmente os japoneses e americanos adquirindo então um vasto conhecimento sobre esse imenso universo. Já em 1986 abriu sua própria oficina de luthieria no bairro da Vila dos remédios na zona oeste de São Paulo junto ao seu irmão e também luthier renomado Raimundo Saraiva (violões Saraiva) ainda sem uma marca definida começou a fabricar guitarras e contrabaixos sob encomenda para alguns músicos que já conhecia o trabalho dos irmãos.

Em 1987 já com o aumento considerável de sua influência no mercado como luthier abriu sua primeira marca a “Phersom” fabricando guitarras sob encomenda e para algumas lojas de boutique na época como a Gang na Teodoro Sampaio-SP, a J.Parisi, Pai do rock entre outras; porém em 1989 precisou deixar a marca por questões de registro de patente, na época já havia outra empresa com a mesma logo.

Em 1990 junto com alguns sócios abriu uma grande fábrica no litoral de São Paulo usando a marca “Manford” ocupando o cargo de diretor de produção, já fabricando instrumentos em linha de produção para abastecerem lojas, mas com uma linha diferenciada batizada de Custom-shop com instrumentos de altíssima performance construídos inteiramente por ele. Ná época a empresa passava por momentos delicados em vista do seu grande tamanho, era um “elefante branco” com muitos funcionários e uma folha enorme de pagamento, lutando para se manter no mercado caótico daquela época. Em 1992 houve a separação dos sócios por desavenças gerada por problemas administrativos, sinalizando o fim da marca Manford.

Josino em sua primeira luthieria da Cast – 1998

Já em 1993 após a recuperação emocional e financeira, Josino Saraiva cria sua marca atual, a CAST, formada por uma incrível equipe ao qual uniu e treinou com os novos ideais e conceitos desta nova marca, já experiente e com um “know-how” incomparável a marca logo se tornou sólida como a raiz de um pinheiro, passando por altos e baixos, trancos e solavancos porém continuando cada vez mais firme.

Josino Saraiva hoje cuida de todo o processo de fabricação dos instrumentos Cast e J.Saraiva Boutique, é responsável pelo design, pegada do braço e escala , ergonomia e definição das madeiras usados nos projetos, ocupando o cargo de Luthier chefe da Cast Custom Guitars.